Para conhecimento da realidade escolar, os estudantes de Letras, bolsistas nas escolas Leonor e Getúlio Vargas, realizaram entrevistas utilizando a metodologia "Pesquisa Etnográfica", após leitura dos conteúdos de apoio, apresentados pela coordenadora de área, Profa. Daniele:
Atividade proposta aos estudantes:
Tarefas adaptadas do trabalho de Erickson
(1984)
ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Anthropology Educational Quarterly, v.15, p. 51-66, 1984.
Tarefa 1. Registro da Auto-observação
Como você se sente no espaço da escola?
Registro de um dia no espaço (Inspirado no Storyboard)
Tornar o familiar estranho Auto-observação
sobre sua capacidade de observação. Você tentará observar as diversas situações
com as quais se envolve durante o dia. Sociolinguisticamente o problema é
sabermos como nós mudamos estilos e estratégias sem percebermos.
Utilize slides do Power Point ou similares
para este registro.
Crie uma sequencia com vários slides em
branco. Em cada um deles, vá escrevendo comentários sobre todos os momentos em
que você tiver a sensação de “ter mudado de cena” durante o dia - situação de
interação com pessoas, animais, objetos, etc.
Pense que você está sendo filmado e
lembre-se como uma outra pessoa registraria este evento do seu dia a dia.
Registre nas fichas todas as vezes que a cena mudar. Escreva o mais
detalhadamente possível a cena, o lugar e tudo que lembrar. A seguir registre
qual foi o sentimento que envolveu a cena, tente ser objetivo, claro e sensível
ao contexto em que ocorreu a cena.
Tarefa 2. Entrevista etnográfica – primeiros
passos
Registrando realidades diversas.
Escolha uma pessoa da escola que você
considere diferente de você, partindo do princípio de que todos somos
diferentes. Escolha aquela que se opõe a você no discurso, no comportamento,
nos valores, dentre outras, de modo a estabelecer algum parâmetro comparativo
entre você e esta pessoa. Está pessoa será seu entrevistado.
Eleja um tema que possa ser de interesse
mútuo e declare seu objetivo para o seu entrevistado ao mesmo tempo buscando em
você um alinhamento lógico para conduzir a entrevista. Num processo de
perguntas abertas você tentará saber o que o entrevistado pensa sobre o
cotidiano dela ou dele na escola, como é esta rotina e o que os eventos desta
rotina significam para ele ou ela. Pergunte: O que você faz antes de chegar na
escola? Que caminhos da cidade costuma percorrer? Se, ele/ela, sente-se
confortável com esta rotina? O que acontece para que se sinta desconfortável ou
confortável com o seu dia a dia, na escola?.
Para investigar sobre a natureza do
cotidiano do entrevistado e tentar significa-lo, faça as perguntas de modo a
evitar que o entrevistado se exponha de modo embaraçoso. Pergunte a você mesmo
como se sente com estas perguntas. Peça que ao entrevistado que fale em poucas
palavras, por exemplo: Como você sabe que está interessado em alguma coisa?
Como você demonstra que concorda ou discorda de um assunto? Como um colega seu
faria isto? Como você faz para causar uma boa impressão nos outros? Como você
demonstra atenção e educação no trato com os outros?
(Elabore seu roteiro de entrevista. Conte
com minha orientação e ajuda para revisão)
Como observador e entrevistador, pergunte a
você mesmo todas as questões de modo a antecipar algumas reações. Se você se
sentiu confortável com as perguntas vá em frente, pergunte! Observe as
expressões do entrevistado, o que faz com o corpo, com os olhos.
Utilize para esta tarefa o registro em
áudio ou vídeo.
Sobre sua experiência, o estudante Renato de Lima dos Santos, escreveu:
"Outra mudança pôde ser observada no decorrer da aula: alguns alunos não se interessaram tanto pela atividade, e, "coincidentemente" (por falta de uma palavra melhor), tais alunos que não demonstraram empolgação não pertenciam a nenhum grupo minoritário, ou seja, uma parte (pequena) dos meninos brancos não levaram a proposta tão a sério, muito provavelmente por não compreenderem a importância de tal abordagem adotada pelo docente".
1. Abaixo, link de alguns storyboards produzidos pelos bolsistas a partir da proposta apresentada
Capa do Storyboard da estudante Mariana Padilha
Diana Vieira da Silva (Escola Leonor Pinto Thomaz)
João Pedro Ressio Totti (Escola Getúlio Vargas)
https://drive.google.com/drive/folders/1mwR5-PI9FJp8x-VHY2Sq2TY-HjiCxa9B
Mariana Padilha (Escola Leonor)
Natalia
Massoni (Escola Getúlio)
https://drive.google.com/file/d/1Tty-5HWRborIA1WzaxDRmfuGMH_FKmJa/view?usp=share_link
Renato Lima (Escola Leonor)
https://drive.google.com/file/d/1Qwm872cx0kt_6_mJlVXFi_p3RegP9BGj/view?usp=share_link
Rodrigo de Souza (Escola Leonor)
Wesley Vinícius (Escola Leonor)
https://drive.google.com/file/d/1FKN5Q2lhd01CZfuKd2_HZxoRSxdUmhY8/view?usp=share_link
Yasmin Brandolize. (Escola Getúlio)
https://drive.google.com/file/d/1-8aoWPgO-AUxxTxGYd_QWw9ROTfRwX7B/view?usp=share_link
Comentários
Enviar um comentário