Bolsistas de Letras realizam Pesquisa Etnográfica nas escolas em que atuam.

Para conhecimento da realidade escolar, os estudantes de Letras, bolsistas nas escolas Leonor e Getúlio Vargas, realizaram entrevistas utilizando a metodologia "Pesquisa Etnográfica", após leitura dos conteúdos de apoio, apresentados pela coordenadora de área, Profa. Daniele:

Atividade proposta aos estudantes: 

Tarefas adaptadas do trabalho de Erickson (1984)

ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’? Anthropology Educational Quarterly, v.15, p. 51-66, 1984.

Tarefa 1. Registro da Auto-observação

Como você se sente no espaço da escola? Registro de um dia no espaço (Inspirado no Storyboard)

Tornar o familiar estranho Auto-observação sobre sua capacidade de observação. Você tentará observar as diversas situações com as quais se envolve durante o dia. Sociolinguisticamente o problema é sabermos como nós mudamos estilos e estratégias sem percebermos.

Utilize slides do Power Point ou similares para este registro.

Crie uma sequencia com vários slides em branco. Em cada um deles, vá escrevendo comentários sobre todos os momentos em que você tiver a sensação de “ter mudado de cena” durante o dia - situação de interação com pessoas, animais, objetos, etc.

Pense que você está sendo filmado e lembre-se como uma outra pessoa registraria este evento do seu dia a dia. Registre nas fichas todas as vezes que a cena mudar. Escreva o mais detalhadamente possível a cena, o lugar e tudo que lembrar. A seguir registre qual foi o sentimento que envolveu a cena, tente ser objetivo, claro e sensível ao contexto em que ocorreu a cena.

 

Tarefa 2. Entrevista etnográfica – primeiros passos

Registrando realidades diversas. 

Escolha uma pessoa da escola que você considere diferente de você, partindo do princípio de que todos somos diferentes. Escolha aquela que se opõe a você no discurso, no comportamento, nos valores, dentre outras, de modo a estabelecer algum parâmetro comparativo entre você e esta pessoa. Está pessoa será seu entrevistado.

Eleja um tema que possa ser de interesse mútuo e declare seu objetivo para o seu entrevistado ao mesmo tempo buscando em você um alinhamento lógico para conduzir a entrevista. Num processo de perguntas abertas você tentará saber o que o entrevistado pensa sobre o cotidiano dela ou dele na escola, como é esta rotina e o que os eventos desta rotina significam para ele ou ela. Pergunte: O que você faz antes de chegar na escola? Que caminhos da cidade costuma percorrer? Se, ele/ela, sente-se confortável com esta rotina? O que acontece para que se sinta desconfortável ou confortável com o seu dia a dia, na escola?.

Para investigar sobre a natureza do cotidiano do entrevistado e tentar significa-lo, faça as perguntas de modo a evitar que o entrevistado se exponha de modo embaraçoso. Pergunte a você mesmo como se sente com estas perguntas. Peça que ao entrevistado que fale em poucas palavras, por exemplo: Como você sabe que está interessado em alguma coisa? Como você demonstra que concorda ou discorda de um assunto? Como um colega seu faria isto? Como você faz para causar uma boa impressão nos outros? Como você demonstra atenção e educação no trato com os outros?

(Elabore seu roteiro de entrevista. Conte com minha orientação e ajuda para revisão)

Como observador e entrevistador, pergunte a você mesmo todas as questões de modo a antecipar algumas reações. Se você se sentiu confortável com as perguntas vá em frente, pergunte! Observe as expressões do entrevistado, o que faz com o corpo, com os olhos.

Utilize para esta tarefa o registro em áudio ou vídeo.


Sobre sua experiência, o estudante Renato de Lima dos Santos, escreveu:

"Outra mudança pôde ser observada no decorrer da aula: alguns alunos não se interessaram tanto pela atividade, e, "coincidentemente" (por falta de uma palavra melhor), tais alunos que não demonstraram empolgação não pertenciam a nenhum grupo minoritário, ou seja, uma parte (pequena) dos meninos brancos não levaram a proposta tão a sério, muito provavelmente por não compreenderem a importância de tal abordagem adotada pelo docente".


1.    Abaixo, link de alguns storyboards produzidos pelos bolsistas a partir da proposta apresentada

Capa do Storyboard da estudante Mariana Padilha 


Diana Vieira da Silva (Escola Leonor Pinto Thomaz) 

https://www.canva.com/design/DAFQPZkbC8U/tUp3tgqGFQe6lKDM_PygHg/watch?utm_content=DAFQPZkbC8U&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink 

João Pedro Ressio Totti (Escola Getúlio Vargas)

https://drive.google.com/drive/folders/1mwR5-PI9FJp8x-VHY2Sq2TY-HjiCxa9B

Mariana Padilha (Escola Leonor)

https://www.canva.com/design/DAFPlhkEfUU/ltlvKs8INKhn_nZ62AljIw/view?utm_content=DAFPlhkEfUU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Natalia Massoni (Escola Getúlio)

https://drive.google.com/file/d/1Tty-5HWRborIA1WzaxDRmfuGMH_FKmJa/view?usp=share_link

Renato Lima (Escola Leonor)

https://drive.google.com/file/d/1Qwm872cx0kt_6_mJlVXFi_p3RegP9BGj/view?usp=share_link

Rodrigo de Souza (Escola Leonor)

https://docs.google.com/presentation/d/1BFPKHbjxPu6ZZkGdDkljTdHJ9AzGicI6/edit?usp=share_link&ouid=101674833216102638684&rtpof=true&sd=true

Wesley Vinícius (Escola Leonor)

 https://drive.google.com/file/d/1FKN5Q2lhd01CZfuKd2_HZxoRSxdUmhY8/view?usp=share_link

Yasmin Brandolize. (Escola Getúlio)

https://drive.google.com/file/d/1-8aoWPgO-AUxxTxGYd_QWw9ROTfRwX7B/view?usp=share_link  


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